sexta-feira, agosto 17, 2007

Perder a Inocência - Capítulo IV - Lembrando a Manela

Lembrei que hoje vinha a caminho de casa. Desta vez vim cedo, bastante cedo. Estava cansado e queria aproveitar para fazer um belo lanche. Normalmente passava toda a tarde sem comer.
A meio da rua encontro a Manela da casa dos Tavares que ia carregada com a trouxa de roupa já lavada. Ao passar ela perguntou-me:
- Eh Jaime, hoje vais para casa tão cedo, rapaz… Tás bem? Tás doente? Passa-se alguma coisa lá na tua casa?
- Viva D. Manela! Tá tudo bem… não há nada. Eu é que…
- D. Manela? – Interrompeu-me muito ofendida, mas com um belo sorriso.
- Ah! Pões-me velha! Manela. Sou mais da tua idade do que da tua mãe, rapaz. Deixa a Dona prás madames. – E pôs a sua mão no meu peito querendo ajeitar a camisa velha e suja das brincadeiras do dia.
- Tá bem! – Concordei apesar de não estar muito convencido e avancei seguindo o meu caminho.
- Espera! Não vás… faz-me companhia. Ou estás com muita pressa?
- Não, não estou…
- Então! Até vamos para o mesmo lado. Pelo menos até eu chegar a casa.
Sorriu com satisfação quando concordei, e fez-me sorrir também. Lado a lado, fomos andando e timidamente fomos trocando olhares.

Sem comentários: