quinta-feira, agosto 02, 2007

Perder a Inocência - Capítulo II - Chegando a Casa.



Guiado pela luz amarela e emoldurada pelas sombras que saiam das candeias pela janela da cozinha, chego a casa e arrasto sonoramente a porta de entrada. Entro logo para a cozinha a tempo de ver nos rostos a transformação da preocupação para a interrogação e acusação.
Estão todos de olhos postos em mim, menos o meu pai que se manteve a olhar para o fundo da sala de estar. O meu irmão procura, olhando de cima a baixo, algo que ele possa denunciar. A minha mãe, de mãos à cintura, agarra-me com um olhar que não me deixa fugir para que eu possa certificar que o meu pai continua sentado a olhar para o fundo da sala enquanto brinca com o rendado da toalha da mesa da cozinha e trauteia com as pontas dos dedos o seu habitual compasso de espera. Minha mãe, na esperança que haja uma justificação que alivie a tensão crescente em todos, recorrendo ao seu tom de voz de moderadora e salvadora das almas perdidas, pergunta-me o que todos querem saber:
- Jaime, por onde andaste, criatura de Deus? Andávamos todos aflitos… desapareceste. Isso não é teu!...
- Procurei-te por todos os lados e perguntei por ti a toda a gente. – Intrometeu-se o meu irmão Zeca. - Mas todos diziam o mesmo, que te tinham visto a apanhar o caminho em direcção ao Monte…
- Jaime, meu filho, o que se passou contigo? Tu nunca foste assim tão irresponsável… nunca foste de dar preocupações à tua mãe… – e aproveitando que finalmente a minha mãe deixou de prender-me com o seu interrogatório e levou a sua mão à testa para demonstrar que está muito aflita, procuro ver pela primeira vez a expressão que transluz do rosto do meu pai. Com medo vou subindo o meu olhar desde o chão… Não chego a enfrentar o seu olhar porque enquanto ia subindo a minha cabeça numa escalada pelas pernas, braços, tronco… oiço a sua voz sisuda e quase desaparecida que não revela nada do que sente, a chamar pelo meu nome:
- Jaime…

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei da mudança de look, mas perderam-se os comentários :(
Continuo a gostar e ansiosamente à espera do próximo capítulo.
Bjssss