segunda-feira, agosto 13, 2007

Agora vou aprender a cantar o tirolês!

Certamente já ouviste o catr do tirolês! Nem que seja pelo José Figueiras com as suas calçanitos lindos verdinho, Ou quem não se lembra da famosa cena do filme "Os anjos de Charlie"? Melhor... A "Heidi"!oPois o Grito do tirolês ecoa nas montanhas altas dos Alpes e eu adorava saber cantar aquilo... acho um espectaculo quem canta o "Yodel".

O grito do tirolês é na verdade uma técnica de canto chamada de "Yodel"

O Yodel é uma forma de canto com alterações rapidas de ton da voz, fazendo um registo vocal
com um som caractristico e melodioso. Esta técnica pode-se encontrar em diferentes culturas do mundo, mas é mais conhecido nos países sobre a influência dos Alpes. Quem não conheçe os Suíços e os Austriacos com aquelas roupas caractristicas a cantar o tirolês.

A Canção Yodel, é uma canção sem necessidade de letra, somente a "gesticulação" vocal interessa. Sons do género "Hodaro", "Iohodraeho", "Holadaittijo", "Tuvieja e mais algumas inventadas pelos seus cantores dão mote a uma melodia que contângia quem ouve. Têm uma caractristica alegre e facialmente entra no ouvido. (Excepto o ZÈ Figueiras) lol.
Fiquei pasmo com esta moçita americana... Espectáculo!!!




5 comentários:

Anónimo disse...

A miuda é um espectaculo mesmo.. fiquei fascinada tb. Já vi e revi o video... Lindo!

Parabens

Anónimo disse...

Prometes que não cantas aos ouvidos da prima?

Anónimo disse...

É um talento!

Anónimo disse...

o nome dela é taylor ware ela canta yodel desde pequenininha e ganho o yahoo yodel challenge levando dez mil dólares pra casa

Anónimo disse...

não me canso de ouvir ja ouvi para aì umas 20 vezes ( sen exagerar)
alguem me pode dizer um site em portugues ou alguma dica de como aprender esta tecnica?!!!