domingo, junho 17, 2007

Supranos VS Baixos


No meu dia-a-dia uma das respostas que mais oiço é “ O que é que quer? Eu sou assim.” Ouvindo essa impertinência vindo de putos quem têm entre 10 e 15 anos fico alterado e revoltado. Não só pelo facto de responderem assim ao Prof., mas também por serem tão novinhos e já se considerarem uma obra acabada. Mal eles sabem que estão a começar um dos grandes processos de mudança que uma pessoa pode sofrer: A Adolescência.
Mas não foi para falar do meu calvário que fiz esta introdução. Vamos ao que realmente interessa.
Sabiam que o modo como falamos é um factor de aproximação ou repulsa? Isto é, uma voz agradável deixa o outro bem-disposto e aberto a um diálogo, e, pelo contrário, se a entoação for aguda e a cadência alterada, o efeito em quem escuta será negativo.
E não é só, a voz também revela igualmente o estado emocional da pessoa;
 Um tom de voz alto e estridente exprime um desejo de dominar, controlar. É uma forma infantil de tentar impor-se, muito comum nas crianças pequenas;
 Um timbre de voz calmo e suave desperta nos outros cordialidade e calor afectivo. É típico das pessoas maduras, seguras de si, mas que sabem respeitar os outros;
 Uma pessoa que possui uma voz sumida e fala com repetições e muitas pausas, revela insegurança.
Agora vamos todos escutarmo-nos para que possamos descobrir e seleccionar a nossa verdadeira voz, em sintonia com a personalidade que nos é mais sincera.

Vejam lá! Não se armem em putos da escola e deixem-se estar convencidos que têm uma bela voz de rouxinol.
Apesar de ainda ser um puto da escola, já estou a treinar para mudar a minha voz. LOL. ;)

Sem comentários: