domingo, junho 24, 2007

ACNE – Como lutar contra.





Ao contrário de muitos jovens eu nunca tive problemas de acne – bem, uma borbulhinha ou outra, mas nada de grave. Culpa dos chocolates.
Contudo, no outro dia apareceu um amigo cá em casa que se lembrou de me perguntar o que tinha feito para resolver o problema de acne que tanto lhe afligia. Disse-lhe que não tinha feito nada. Nunca me tinha aparecido um problema de acne como o dele.
No meio da sua aflição achamos que seria melhor obter mais informações. Fomos consultar vários especialistas.

Andei às voltas o domingo todo a pensar na melhor forma de escrever sobre a minha aventura de sexta-feira à tarde. Decidi contar tal como aconteceu, mas ficaria uma obra muito extensa, então optei por escrever, em formato de entrevista, um resumo de tudo o que nos foi dito pela dermatologista, Magda Belmontesi, pelo médico especialista em psicossomatismo, Fábio Vicinelli, pela endocrinologista, Maria Corgna e pela psicoterapeuta, Katia Vignoli.

Aqui têm parte da entrevista que me é permitido contar. (Desculpem o facto de estarmos muito nervoso LOL).

O que é a ACNE?
A acne é uma inflamação dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas. Isto é, uma doença que se caracteriza por uma inflamação na pele que provoca ardor e calor.

Como aparece?
É provocada por um aumento da produção de sebo pelas glândulas cutâneas. Está relacionada com desequilíbrio nas hormonas sexuais, fenómeno comum durante a puberdade, o “fogo sexual se acende” e se regista um aumento da produção de androgénios, os quais estimulam as glândulas sebáceas.
Uma das causas também pode ser o stress. A tensão activa as glândulas supra-renais e aumenta a produção de androgénios, assim como uma dieta demasiado rica em hidratos de carbono também pode contribuir para elevar os níveis.

O que fazer?
Os pequenos “vulcões” que surgem na pele são representações de uma sexualidade que ainda não se expressou ou revelou. É sinal de que se tem medo de enfrentar os próprios desejos e que se convive mal com as emoções. A solução é expressar livremente as emoções e não ter medo de concretizar as fantasias.

E remédios, não hão?
É aconselhável a utilização de loção anti-séptica de limpeza do rosto que poderá ser aconselhada por um esteticista, e a aplicação de um creme à base de alfa-hidroácidos e máscara adstringentes de argila.

Onde?
Numa farmácia perto de si.

E...?
Deve optar sempre por cosméticos não gordurosos, ou oil free.

Bom, ainda não sei se o meu amigo resolveu o problema de acne. O que sei é que já marcou uma operação na Tunísia para mudar de sexo e que irá viver para Espanha e casará com a sua melhor amiga.
As borbulhas têm muito que contar!

Sem comentários: