domingo, junho 17, 2007

Génesis


Apesar das primeiras civilizações terem surgido no crescente fértil, a Mesopotâmia, é errado concluir que os primeiros homens tenham descendido dos "talibans".
Estudos genéticos parecem confirmar a evidência fóssil sobre a origem africana da humanidade. Em 1987 três investigadores, Cann, Stoneking e Wilson publicaram um trabalho comparativo do ADNmt, presente nas mitocôndrias (as centrais de energia das células que se transmitem de mãe para filhos), de 147 pessoas pertencentes a cinco populações geográficas de África, da Ásia, da Austrália, da Nova Guiné e da Europa.
Segundo esse estudo, os humanos têm uma origem africana feminina comum datada de há uns 200 mil anos; é a Eva Negra ou Mitocondrial.
Em 1995, foi estudado o cromossoma Y, revelando que a Humanidade teve um antepassado do sexo masculino que viveu em África há 100 ou 200 mil anos.
Os estudos genéticos mostram que a saída de África se concretizou em duas épocas: a primeira colonizou a Ásia e a Austrália, ficando a Europa para mais tarde.
O mais curioso é que ao se comparar os estudos, se verificou que as variantes do ADNmt estão muito espalhadas pelo planeta e os diferentes tipos de cromossomas Y apresentam distribuições geográficas mais limitadas, por vezes restritas a grupos locais. Segundo o genetista italiano Luigi Cavalli-Sforza, as mulheres levaram os seus genes para todo o mundo, enquanto os homens permaneceram quase sempre no seu grupo natal.

Conclusões:
1ª- Como sabem, desde o início da história da Humanidade que as mulheres, por serem… Ups!... terem sido consideradas mais fracas, foram alvo dos caprichos dos homens; trocadas, vendidas, casadas, doadas, etc. Andavam de um lado para o outro. Ao contrário, os homens, com a mania das grandezas, arranjavam um território que marcavam compulsivamente, e do qual se serviam para atrair o máximo de fêmeas que conseguissem e para se exibirem aos outros machos.
2ª- As mulheres sempre tiveram tendência para espalhar bem, desde a cera no chão, aos boatos.

Sem comentários: