quarta-feira, agosto 20, 2008

Afinal o que procuram os humanos... nos humanos?


Na hora da reprodução, elas preferem os machos com ombros destacados, peito e tronco grande, pernas fortes. Eles preferem as fêmeas humanas com ancas largas. É esta a matriz que os humanos procuram para perpetuar a espécie.
Essencial são também as semelhanças físicas
Não se "atrai" quem quer... deixa-se é atrair. Esta é a conclusão de uma equipa de cientistas que tenta descortinar o milenar segredo da "conquista". Claro que os perfumes, o rito da moda, os "jeitos e trejeitos", a colocação de voz, dão uma ajuda na arte da sedução, mas a simetria corporal, dizem os cientistas, é fundamental para ter o chamado sex appeal.
O que elas preferem num homem, num jovem e potencial reprodutor ? As pesquisas de uma equipa da Universidade de Brunel (Inglaterra), publicada nas páginas da Proceedings of National Academy of Science (PNAS, EUA) são taxativas: os machos humanos - em comparação com elas - devem ser fisicamente simétricos, parecidos. Mas não só. É determinante ter ombros bem desenhados , tronco grande, seios pouco expressivos em peitos largos, uma altura mediana - ou acima da média - e pernas fortes.
O retrato-robô feminino, é antagónico. A fêmea humana tem "mais hipóteses" de êxito se, para além da simetria com o macho, apresentar uns bons seios, peitos (caixa de ar) de bom porte e uma boa relação cintura-ancas. E, agora, surpresa: não é determinante, concluem os cientistas, as pernas compridas, como cultivam as top model. Eles, os reprodutores machos, preferem pernas e ancas largas. A explicação, especula-se, é que os quadris e pernas largas terá a haver com maior índice de fertilidade, o que as torna sexualmente apetecíveis.
As fêmeas -atenção, trata-se de uma pesquisa séria - valorizam os traços de masculinidade nos reprodutores machos. Ombros largos e pernas curtas é sinónimo de força, saúde e capacidade de competir com outros adversários machos. Pelo contrário, os machos apreciam mais as fêmeas com menos traços masculinos.
Estas preferências - deles e delas - não são fruto do acaso. Tem muito a haver com a evolução natural da espécie, com a capacidade de transmissão dos genes. O perfil de homem "espadaúdo" e sadio é visto como o garante da perpetuação da espécie...
Ou seja, se a estas características se juntar a simetria então o perfil do par ideal - na hora da reprodução - está encontrado. Já há algum tempo se sabia que a simetria dos rostos é a "chave" que ajuda a desvendar o mistério da atracção sexual. Isto explica porque a fisionomia do casal, após décadas de casamento, tendem a "parecer" um com o outro.
Fonte: Diário de Notícias
Data: 20/08/2008
Autor: Rudolfo Rebelo

Sem comentários: