sexta-feira, setembro 07, 2007

Perder a Inocência - Capítulo VI - No Casarão dos Tavares

Sem dúvida que os Tavares são uma família que todos respeitam aqui na vila e arredores. O seu casarão cheio de luxo, requintes e riquezas mostravam porque tinham um nome e um título que todos veneravam.
Só no jardim à entrada do casarão cabe a nossa casa e o quintal onde a minha mãe planta as hortaliças, legumes, leguminosos e cheiros. Para entrar no casarão, mesmo, há duas portas enormes que dão ideia de uma entrada para gigantes, o que nos deixa a sensação de sermos ainda mais pequeninos. As ombreiras esculpidas a decorar um arco que se erguia do chão envolvendo as duas madeiras trabalhadas, afastavam-me de um mundo encantado como ouvira a Professora Alice contar nas nossas aulas.
Fiquei parado a olhar para aquela enormidade. Infelizmente não entramos pela porta fantasiada. Fomos dar a volta para podermos entrar pelos “fundos”, como o chamou a Manela. Agarrou-me por um braço e explicou-me que não devíamos ter entrada por aquele lado, mas estava com pressa e tinha preguiça de dar a volta ao quarteirão para poder entrar pelos portões de trás. Por isso, não podíamos estar ali parados.
Ao entrarmos no casarão pelos fundos, Manela disse-me que ali era o local onde os empregados trabalhavam e estavam a maior parte do dia, enquanto não estavam a fazer limpezas, arrumações, ou outros recados lá dentro.
Era uma sala enorme com uma cozinha ao fundo, várias mesas e armários de todos os tamanhos, arrumados do chão ao tecto, ocupando todas as paredes da sala de serviço.
Na sala não havia mais ninguém além de nós os dois. Parecia que a casa estava vazia. E apesar de não haver nada demais nisso, aquela situação deixava-me cada vez mais desconfortável. A situação ficou mais complicada, ao ponto de ficar a suar frio, quando a Manela pegou-me pela mão e levou dizendo:
- Vem! Quero te mostrar algo que vais adorar. – Arrastado, fui sem ter tempo de optar se queria ir ou não.

Continua.

1 comentário:

Zana disse...

Isto começa a aquecer ;)
Bom trabalho Emmanuel. Bjssss