quinta-feira, julho 02, 2009

É isto o que chamam de "Benfiquismo"?

Desde que estabilizei o meu gosto clubístico (quando era pequena era de quem fosse à frente no campeonato, basicamente era uma oferecida) que ando a tentar perceber esta loucura à volta do futebol e em particular à volta do Benfica e da sua grandeza. Ainda hoje, sócia e orgulhosa proprietária de um lugar cativo na Luz, não consigo perceber esta loucura, muito menos a chamada mística (é aqui que irei ser insultada por todos os insultos e palavrões conhecidos e ouvirei que, por não compreender, não sou benfiquista), mas aceito-o. Para mim sempre foi e sempre será APENAS UM JOGO DE FUTEBOL, um desporto como qualquer outro.
O que se passa com as eleições do Benfica não tem ponta por onde se lhe pegue, é palhaçada atrás de palhaçada. Começando logo pelo Presidente e a sua brilhante ideia.
O Presidente e toda a direcção demitem-se (não tinham condições para continuar até Outubro, mas já têm condições para mais um mandato) para convocarem eleições o mais rapidamente possível, de modo a que uns não se possam candidatar (não têm os 5 anos de filiação) e outros sejam apanhados de calças na mão e não tenham tempo para apresentar uma lista capaz de fazer oposição. O medo da concorrência do José Veiga é tal, que se for eleito pertende alterar os estatutos para serem necessários 15 anos de filiação para concorrer.
Dei-me ao trabalho de ler os estatutos do SLB para perceber se o LFV pode ou não candidatar-se. Tal como as leis portuguesas, arranja-se sempre um buraquinho, o Nº3 do Artigo 32 diz que se forem abrangido pelo nº 1 do mesmo artigo não se podem candidatar durante 6 anos. Portanto, desde que arranjem forma de não estarem abrangidos pelo Nº1, podem-se candidatar à vontade.

Para quem, como eu, que não compreende a mística e grandeza, não é com atitudes destas (tanto da direcção e afins, como dos outros candidatos) que fica a perceber. Não deviam estes senhores fazerem o que é melhor para o Benfica? Ou percebi mal e o benfiquismo é fazer o que fôr pior?
Li um artigo no MaisFutebol, escrito pelo Luis Sobral que diz tudo: "O Benfica já perdeu".
Quem perde com estas putas destas eleições, é o Benfica e só o Benfica, mais nada nem ninguém perdem o que quer que seja.


Por tudo o que se tem passado, é que faço questão de ir votar.. em branco, como forma de protesto e porque nenhum dos candidatos se mostrou digno de ser Presidente do que quer que fosse. Se isto é o "Benfiquismo", vou-me deixar ficar aqui sossegadinha num canto, com a minha ideia de que "é só um jogo de futebol", porque assim nem eu nem o meu clube fazemos figuras tristes destas.

Sem comentários: